Amit
Marca e identidade visual
No início de 2020, começou a emergir um entendimento coletivo sobre a importância da criação de um instituto Pan-Amazônico, inspirado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), com a premissa de que o conhecimento da Amazônia deve ser fundamentado na ciência e na tecnologia direcionadas à inovação para garantir a inclusão socioeconômica no desenvolvimento da própria região, observando os preceitos fundamentais da conservação ambiental.
A marca Amit foi desenvolvida e pensada com um conceito regional, voltado para o cuidado do meio ambiente, do ecossistema e da cultura da região amazônica. O símbolo e a tipografia são inspirados no tipiti, que é uma espécie de prensa ou espremedor de palha trançada, criado pelos povos indígenas e usado para escorrer e secar raízes, normalmente a mandioca e transformá-la em farinha. As cores da marca tem o verde como tom principal e o cinza trazendo a tecnologia para o projeto. O símbolo remete também ao ecossistema, a vida e suas conexões, o círculo traz o cuidado e a preocupação com as questões ambientais.